14 Dicas Para Você Dar um Jeito Na Sua Vida Financeira

Você sabia que as organizações financeiras são essenciais para promover a riqueza? Uma vida financeira bem controlada é essencial para o crescimento de ativos e o alcance de metas.

A maneira como você lida com seu dinheiro, vai decidir se vai sair bem no final do mês. A maioria das pessoas acha que essa organização é muito difícil e sempre a guarda até amanhã, acumulando dívidas, financiamentos e mais contas.

Na verdade, resolver seus problemas financeiros é simples. Uma vez iniciado, você poderá ver o primeiro resultado.

Para ajudá-lo, preparamos um guia completo para você começar a controlar seus fundos e se livrar dos problemas imediatamente:

  • Por que você precisa organizar a sua vida financeira
  • 14 Dicas para você dar um jeito na sua vida financeira
  • Como sair do vermelho e controlar as suas finanças

Por que Você Precisa Organizar Sua Vida Financeira

O propósito de organizar a vida financeira é tornar a economia um hábito. Portanto, você sempre terá dinheiro sobrando. O equilíbrio financeiro é fundamental para o seu futuro.

Desta forma, você poderá atingir todos os seus objetivos. Por exemplo, retire-se mais cedo e mais silenciosamente. Uma vida financeira organizada também é importante para o seu trabalho diário.

O principal é saber distinguir entre despesas importantes e despesas redundantes. Pesquisa realizada pela Anbima foi quantificada pelo Datafolha, e os resultados mostraram que cerca de 60% dos brasileiros entrevistados não gostavam de planejamento financeiro. Eles preferem esperar até que realmente aconteça antes de agir.

Esse resultado é consistente com a investigação da Serasa Experian. Segundo relatos, os jovens são aqueles que têm menos controle sobre seu próprio dinheiro. Desde muito cedo é importante saber a importância de cuidar da vida financeira.

Você pode começar a qualquer momento. No entanto, quanto mais tarde, mais difícil se tornará. A falta de planejamento é a principal causa da dívida. Com eles, é difícil enriquecer e formar um legado.

14 Dicas Para Você Dar um Jeito Na Sua Vida Financeira

Como melhorar sua vida financeira? Separamos 14 dicas infalíveis para ajudá-lo a começar a organizar suas finanças imediatamente. Visão:

1 – Deixe as desculpas de lado

Pare de pensar que ter uma vida financeira organizada é apenas um sonho. Transforme seus objetivos em realidade. Deixe de lado essa desculpa difícil.

Se você começar, verá que é simples. Não espere pelo amanhã, comece a fazer alterações agora. No futuro, o esforço valerá a pena.

2 – Planejamento financeiro

Essa etapa é essencial para o desenvolvimento de sua situação financeira. Faça planos financeiros. Você pode usar uma planilha ou aplicativo móvel. Anote todas as suas despesas. Portanto, você conhecerá todas as entradas e saídas do orçamento.

Separe cada um dos custos fixos e variáveis. Identifique e reduza peças redundantes. Perceba que mesmo o valor mais baixo deve ser considerado. No final, você pode economizar muito.

3 – Pague as suas dívidas

Sair de problemas é essencial para sua vida financeira. Para você ter uma ideia, em agosto de 2017, mais de 43% dos brasileiros perderam o prazo. Vamos imaginar! Quase metade da população não tem uma vida econômica pacífica.

Após fazer um plano financeiro, separe o valor necessário para quitar a dívida. Se não for possível, converse com eles até que você possa parcelar no bolso. Livre-se dessas estatísticas sérias o mais rápido possível.

4 – Reserva de emergência

Este é o próximo passo para corrigir a situação financeira. A formação de reservas fiscais é muito importante. Afinal, não sabemos o que o futuro reserva. Pesquisa da ANBIMA mostrou que mais de 52% dos brasileiros não têm dinheiro extra para acidentes.

Uma parte da receita é usada como reserva de liquidez todos os meses. Os especialistas recomendam que você economize pelo menos seis meses de despesas por mês. Portanto, você estará preparado para qualquer futuro imprevisto. Por exemplo, desemprego ou problemas de saúde.

5 – Guarde dinheiro

Desenvolva o hábito de receber um salário. Você deve fazer isso antes de poder pagar sua conta. Especialistas afirmam que o ideal é economizar 10% da receita. Quanto mais você economiza, mais você ganha. Ponha o dinheiro fora do caminho. Portanto, você evita a tentação de gastar dinheiro.

6 – Estabeleça objetivos

Considere o objetivo como a maior motivação. Investigue todos os sonhos que deseja realizar e separe-os por termo. Por exemplo, se você planeja comprar um imóvel em 20 anos, calcule agora quanto você precisa economizar por mês para atingir essa meta.

Existem objetivos de curto, médio e longo prazo. Portanto, você sempre buscará a melhoria contínua. Lembre-se de que você está economizando dinheiro para o que realmente deseja.

7 – Invista em conhecimento

Investir em educação financeira terá um impacto significativo em seu orçamento. Hoje, você pode adquirir conhecimento de várias maneiras. Você pode ler livros sobre investimentos e finanças.

14 Dicas Para Você Dar um Jeito em Sua Vida Financeira

Veja vídeos, como os do YouTube, ou faça cursos na área. Dessa forma, você saberá como administrar seus fundos e como investir suas economias com segurança e riqueza.

8 – Mobilize a sua família

A cooperação familiar é muito importante para melhorar sua vida financeira. Com os sindicatos, os resultados costumam ser melhores. Use boas habilidades de economia doméstica.

Pode reduzir o custo de todas as contas domésticas, como energia, água e supermercados. Até as crianças devem participar. Desde muito cedo, é melhor ensiná-los sobre o valor do dinheiro.

9 – Venda o que você não precisa mais 

Essa é a sua dica para ganhar dinheiro extra e praticar economia sustentável. Investigue tudo o que não é mais usado. De roupas, sapatos e móveis.

Existem vários métodos de venda, como lojas online, grupos de vendas e brechós. Esses itens podem ser muito úteis para outras pessoas. É sempre bom ter mais espaço em casa, não é?

10 – Planeje a sua rotina

Você pode evitar todas as coisas desnecessárias ao planejar uma rotina. Principalmente por despesas pequenas e corrosivas, como o hábito de comer fora com frequência.

O mesmo vale para viagens e férias de fim de semana. Explique resumidamente o que fazer. Pegue a média e analise se eles se ajustam ao seu orçamento.

11 – Tenha disciplina

Para organizar sua vida financeira, a disciplina é essencial. Isso pode controlar efetivamente suas despesas e separar a economia mensal. Desta forma, você se acostuma com essas tarefas. Pode economizar cada vez mais dinheiro.

12 – Aumente a sua renda

Mesmo se você tiver uma pequena renda, você pode se organizar. Mas com mais dinheiro, essa tarefa fica mais fácil. Para aumentar sua renda, você pode pedir aumento de salário ou mudar de emprego.

Você também pode apostar em receitas adicionais ou abrir sua empresa. Como empresário, você pode ganhar muito dinheiro. Claro, estude e trabalhe muito.

Começar um negócio não é fácil. Claro, você deve aumentar o número para salvar. Portanto, sua vida financeira estará no caminho certo em menos tempo.

13 – Invista o seu dinheiro

Esta dica é uma solução definitiva que pode resolver permanentemente seus problemas financeiros. O dinheiro que você deve alocar a cada mês deve ser uma boa maneira.

Em outras palavras, faça investimentos. Você pode escolher aplicações de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB e fundos de investimento, ou renda variável, como ações.

Com os benefícios, você ficará mais motivado para manter um bom plano financeiro e reservar uma certa quantia de investimento.

14 – Reavalie

Preste muita atenção ao desempenho do seu investimento. Compreenda a lucratividade de sua carteira de investimentos e compare-a com seus objetivos financeiros.

Se eles não corresponderem às expectativas, mude sua estratégia. Ajuste os ativos enquanto considera outros tipos de aplicativos.

Como Sair do Vermelho

A dívida impede que você mantenha uma boa situação financeira. No Brasil, existem mais de 59 milhões de inadimplentes. Nossa cultura não tem o hábito de economizar.

Se você estiver na mesma situação, por favor, saia o mais rápido possível. Primeiro, verifique todas as contas expiradas. Determine quanto você deve economizar a cada mês para atingir a quantia necessária.

Lembre-se de que a compressão por um período de tempo pode garantir paz de espírito para o resto de sua vida.

Dê prioridade àqueles com maior valor ou maior pagamento de juros. Você também pode optar por amortizar o valor em dinheiro descontado ou pagar a dívida.

Para não se endividar mais, confira algumas dicas: 

  • Fique livre de uma vez do cartão de crédito e do cheque
  • Seja fiel ao seu planejamento financeiro
  • Procure manter sempre metas realistas
  • Faça pesquisas antes de comprar
  • Veja qual a diferença entre necessidade e algo supérfluo

Como Planejar sua Vida Financeira

Planejar sua vida financeira é importante para você agora e para o seu futuro. Agora, mostraremos como fazer isso em várias etapas.

Adeque o seu padrão de vida ao seu orçamento

De acordo com sua vida real. Um padrão de vida superior à sua renda é uma garantia para dívidas. Um bom plano exige que você controle as despesas.

Conheça os seus gastos

Uma pesquisa realizada pelo SPC mostrou que 41% dos inadimplentes não entendiam suas contas básicas. Acompanhe todos os movimentos de sua conta bancária. Saiba onde está o seu dinheiro e como economizar mais.

Tenha apenas o necessário

Um orçamento bem planejado pode reduzir o desperdício. Use o consumo consciente e não compre mais do que precisa. O homem mais rico do mundo leva uma vida simples.

Afinal, o importante é viver bem e investir. Não é? O acúmulo de bens de consumo não significa riqueza.

Economize sempre que possível

Economizar é sempre bom para sua vida financeira. disse sem exagero. Confira algumas dicas de economia:

  • Peça descontos
  • Compare lojas
  • Utilize dinheiro 
  • Evite comer fora de casa 

Conclusão

Para melhorar sua vida financeira, o primeiro passo é desistir das desculpas e começar a usá-las. Comece com o orçamento de planejamento. Corte despesas a partir daí, pague dívidas e forme suas reservas de emergência.

Essas etapas são essenciais para manter tudo organizado. A disciplina pode economizar parte do seu salário. Você pode começar em um ponto e aumentar conforme ajusta seu orçamento.

Lembre-se de seus objetivos ao salvar. Para isso, você precisa economizar dinheiro. Caso contrário, será mais difícil. Mobilize sua família para desenvolver uma vida financeira saudável e feliz.

Também ensina às crianças a importância de controlar os gastos.