Banco digital: qual é o melhor e o que oferecem

Banco Digital vem ganhando lugar na aprovação popular, a redução de custos operacionais é um dos motivos que tem levado os bancos digitais crescerem e conquistar mais clientes no Brasil.

Esse modelo de instituição financeira, chegou para fornecer com tecnologia e eficiência um mercado que sofria com a burocracia dentro dos grandes bancos.

Portanto, eles estão mudando a maneira como muitos cuidam de suas finanças pessoais. Levando com isso a uma educação financeira mais eficaz, graças as ferramentas que são disponibilizadas nas plataformas digitais.

Neste artigo, você verá o que diferencia um banco digital de um banco padrão e descobrirá como a tecnologia está facilitando sua vida neste segmento.

Você também verá um inventário da maioria dos bancos digitais no Brasil e quais serviços eles oferecem.

Veja mais: Saiba como fazer um empréstimo pessoal Creditas

O que é um banco digital?

Um banco digital é um estabelecimento que não oferece atendimento presencial. Geralmente eles também são chamados de bancos virtuais ou bancos 100% online.

Todo o processo, seja desde a abertura de uma conta corrente até o esclarecimento de dúvidas, e demaiss necessidades do cliente costumam ser resolvidas por computador ou aplicativos. Sem filas, sem burocracia e sem sair de casa.

Esses bancos digitais oferecem propostas novas – algumas ainda em consolidação – que buscam desvendar problemas como altas tarifas, falta de transparência, conflito de interesses, entre outros.

Qual o objetivo de um banco digital?

O objetivo é possuir mais agilidade no comissionamento e assim atingir um maior número de consumidores. a maioria dos serviços que um banco digital oferece são:

  • Contabilidade digital sem tarifa;
  • Cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade;
  • Investimentos;
  • Seguro;
  • Consórcios;
  • Empréstimos.

Qual é o banco digital mais eficiente?

Como você verá abaixo, existem dezenas de opções quando se trata de banco digital.

Como a tarifa zero já é uma realidade para os compradores dessas empresas, outros critérios pesam na escolha na maioria são:

  • Banco Digital oferece um serviço compatível com a sua necessidade
  • Prefere a companhia telefônica ou quer desvendar tudo pelo chat? Existem alternativas para ambos os casos;
  • Formas de pagamento: em alguns bancos digitais é possível registrar débito automático e pagar guias fiscais, como IPVA, IPTU e DARF.
  • Outros, entretanto, ainda não oferecem esses serviços;
  • Recursos do aplicativo: bancos que oferecem a interface mais simples estão assumindo a liderança na conquista de clientes;
  • Parcerias e serviços extras: existem bancos digitais que devolvem dinheiro na hora de comprar produtos em lojas parceiras, o famoso cashback.

Por isso, o banco digital mais simples é aquele que presta o serviço mais adequado às suas necessidades.

Banco digital o que oferece

Quais são os bancos mais digitais do Brasil?

Agibank

Foi fundada como Agiplan em 1999, no Rio Grande do Sul. A partir de 2010, passou a se especializar em crédito consignado e, no ano seguinte, recebeu autorização da instituição financeira para formar sua instituição financeira não depositária.

Em 2013, passou a oferecer uma conta em banco e um cartão de crédito com bandeira MasterCard. Com um forte investimento em soluções de pagamento, o Agibank atingiu a marca de 1 milhão de clientes em 2018 e planeja lançar ações na bolsa.

Banco Inter

Com uma aplicação que permite a realização de todas as transações, o Banco Inter fica isento de taxas, mesmo nas transferências e levantamentos na rede 24h.

Um diferencial é o depósito com boleto, no qual, para depositar um valor em sua conta, basta gerar um boleto dentro do próprio aplicativo e pagar em qualquer loteria.

Possui cartões de crédito e débito internacionais sem custo adicional e também oferece serviços equivalentes para pessoas jurídicas, sendo mais uma alternativa para as PME.

Veja mais: Qual o melhor cartão para acumular milhas

Banco Original

O Banco Original é uma das principais instituições a fornecer um serviço totalmente digital, com oferta de cartão múltiplo (com funções de crédito e débito), e um gestor financeiro integrado à conta.

No entanto, não é gratuito – a isenção de tarifas só ocorre se o cliente aplicar R$ 100 mil no banco.

Assim como o Neon, você tem que baixar o aplicativo Banco Original para abrir sua conta.

C6 Bank

O Banco C6 é um estabelecimento fundado por ex-sócios do banco BTG Pactual. é focado em clientes do segmento premium. Oferece contas digitais, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, entre outros serviços bancários.

Mercado Pago

Plataforma de pagamento online do Mercado Livre, empresa que se destacou pela revenda digital de produtos.

O serviço financeiro foi lançado em 2019 e oferece aos lojistas pagamentos por abordagem, empréstimos e máquinas de cartão.

Néon

Para ter uma conta na Neon, basta baixar o aparelho no seu telefone e seguir os passos indicados durante de forma simples e gratuita.

A aprovação de crédito não é necessária. A conta é ativada quando o cliente deposita os principais R $ 25.

A instituição oferece um crédito global aberto. Oferece ainda uma aplicação de gestão financeira e serviços para empresas (pessoas colectivas), sendo uma alternativa para micro e pequenos empresários (PME).

Veja Também: Saiba como ter o seu cartão Nubank