Como se tornar um especialista em email marketing

Como se tornar um especialista em email marketing e influenciar o mercado. Tudo isso é estratégico, as pessoas que dominam essa técnica consegue alavancar negócios, aumentar lucros com resultados em vendas.

Para alcançar metas vencedoras de marketing digital, você deve descobrir os vários aspectos, que nem todas as empresas sabem, o que faz a diferença quando envolve atrair clientes e criar confiança.

E hoje em dia não basta ter presença na web, pois é necessário planejar uma estratégia viável que permita interconectar todos os canais de comunicação possíveis. Entre eles logicamente está o e-mail.

Especialista em email marketing sempre deve evoluir no mercado

Como líder de equipe ou chefe de marketing digital, você gostaria de ser versátil e pensar “fora da caixa”, usando a criatividade para fazer uma estratégia de 360º; trabalhando para se tornar um especialista em email marketing.

Na minha experiência, posso dizer que encontrar o profissional mais simples para desempenhar esse papel pode se tornar uma tarefa muito complexa.

Então, durante este artigo, eu gostaria de falar sobre:

  • Critérios para identificar o profissional mais simples para gerenciar sua estratégia de email marketing.
  • Quais habilidades um especialista nesse campo tem?
  • A maneira de adicionar esse papel profissional à sua equipe de trabalho.
  • Critérios para identificar um especialista em Email Marketing

Como encontrar um especialista em email marketing

Não é fácil selecionar um especialista em email marketing entre todos os profissionais, especialmente quando você não conhece a terminologia desse setor, caso contrário, você tem pouca experiência com ferramentas e técnicas de marketing digital.

Existem certos critérios básicos para você estar pronto para escolher um especialista nessa área, que o ajudarão a procurar o profissional mais simples para sua empresa:

como se tornar um especialista em email marketing dicas

► Reputação Online do especialista em email marketing

Uma das principais maneiras básicas de escolher candidatos, é pesquisar sua reputação e carreira profissional na web.

Obviamente, isso pode não resolver todos os problemas, porque nunca confiaremos 100% em tudo o que estiver nas redes sociais.

No entanto, fazendo uma pesquisa ampla nos canais subseqüentes, você estará pronto para fazer uma seleção inicial dos profissionais que se encaixam no perfil que você está procurando:

Google: você encontrará opiniões de outras empresas e propostas de colegas que já trabalharam com a pessoa que você está pensando em contratar ou com quem deseja colaborar.

Redes sociais: se esse profissional tiver perfis públicos, você verá o conteúdo que está compartilhando, se ele está tão longe e segue as tendências do setor, se ele tem uma amizade com outros profissionais e se tem conhecimento curioso sobre aprender e evoluir.

LinkedIn: é a rede social por excelência para falar sobre trabalho e se conectar profissionalmente com as pessoas. Portanto, ajudará você a procurar informações atualizadas sobre suas experiências passadas.

Blog: se o seu candidato a gerenciar suas campanhas de marketing por e-mail tiver seu próprio blog ou publicar conteúdo em outros sites, você precisará ler os textos dele para entender suas idéias e analisar seus conhecimentos.

De qualquer forma, o mais importante ao tentar encontrar um especialista em email marketing é entender o seu relacionamento com outros profissionais do setor, o tipo de dados que ele compartilha, também devido às opiniões de ex-clientes e funcionários.

Quanto mais dados você tiver sobre os profissionais curiosos para trabalhar em conjunto com seu projeto de marketing digital, melhor será para você identificar quem realmente pode ser considerado um especialista e, acima de tudo, quem será a opção mais simples para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Qualidades de um profissional especialista em email marketing

Assim como um designer gráfico precisa de criatividade e empatia para se colocar no lugar do cliente, um especialista em email marketing é frequentemente definido por várias das características que expus abaixo:

Planejador: esse recurso é importante no email marketing, porque sempre precisamos planejar nossa estratégia com antecedência.

Analista: deve estar pronto para detectar problemas, identificar o que está funcionando e o que deve ser alterado e reorientar a estratégia quando necessário.

Multitarefa: o email marketing requer conhecimento de vários aspectos, e é por isso que alguém que pode trabalhar com várias tarefas em um tempo equivalente será perfeito para criar e gerenciar suas campanhas de email marketing.

Estrategista: o email marketing, além do planejamento, requer uma técnica para fornecer resultados tangíveis. Em muitos casos, a experiência do especialista nessa área o prepara para detectar possíveis problemas antes mesmo de enviar um boletim.

Proativo: alguém que realmente conhece as tendências do momento, não apenas controla sua área de especialização, mas também tenta constantemente encontrar informações para aprimorar os resultados de sua estratégia de marketing digital.

► Experiência necessária de um especialista em email marketing

É essencial que, depois de contratar um especialista em email marketing, leve em consideração que seu nível de dados suportou sua experiência, especialmente nos aspectos atualizados.

Veja Também: Qual o significado do nome Zoe