Harvard Online: O curso HBX ajuda sua carreira?

Harvard Online curso HBXA da Harvard Business School (HBS), destaque para o curso principal que durou nove semanas antes do lançamento do HBX CORe.

Cerca de três anos e mais de treze mil estudantes depois, variações de oito a dezoito semanas estão disponíveis.

A mudança é importante porque dá mais flexibilidade a quem teve dificuldade de adequar seus estudos à sua rotina de trabalho, uma vez que o curso tem aproximadamente 170 horas de conteúdo e requer entre 15 e 20 horas de dedicação por semana.

O que é HBX CORe e seus objetivos na Harvard Online

“O CORe – e a HBX em geral – foram estabelecidos para estender o escopo da Harvard Business School e aumentar o objetivo de educar os líderes para fazer a diferença no mundo”, disse à Na Prática o diretor executivo da HBX, Patrick Mullane.

“A administração da escola sabia que havia muito mais pessoas que poderiam se beneficiar dessa educação do que pessoas que poderiam vir ao campus para participar de um programa de MBA ou Educação Executiva”.

Bharat Anand, professor do HBS e chefe do corpo docente da HBX, reforçou o argumento em uma palestra em janeiro.

“É um curso de treinamento para profissionais de todas as áreas, de físicos a advogados, que precisam de uma base de negócios – e a diversidade de alunos foi uma das mais importantes. dos pontos fortes “, disse ele. “São pessoas curiosas, comprometidas em aprender e interagir umas com as outras”.

Não se trata apenas de qualquer investimento, ao custo de US $ 1950, cerca de R $ 10.600. No entanto, quem fez isso geralmente reivindica credenciais vale a pena.

Por que o HBX CORe funciona

O HBX CORe é composto na Harvard Online por três pilares – Análise de Negócios, Economia do Gerente e Contabilidade Financeira, basicamente Estatística, Economia Básica e Finanças -, apresentados pensando naqueles que não possuem experiência anterior nas áreas.

O HBX CORe exige aprovação prévia de candidatos com uma taxa de conclusão muito superior à de outros cursos on-line (a inscrição é gratuita e a resposta leva até duas semanas) e pagamento total antes do início das aulas, que são compromissos semanais sem horário definido.

Por isso, fornece um certificado de conclusão oficial e um histórico de notas – mas somente após um teste presencial, que deve ser realizado em um local da Pearson. (O Brasil está cercado por dezenas).

Harvard Online: Como é o material diponível para HBX

O material é pré-gravado com base em estudos de caso da Cruz Vermelha à Amazônia, para que os professores não entrem em contato. O resultado é um processo centrado no aluno que envolve envolvimento ativo, troca de informações e que pode resultar em uma rede internacional.

“Além de fornecer o componente de aprendizado social, os programas da Harvard Online HBX, também se concentram no conceito de aprendizado ativo, o que significa que o aluno deseja interagir com o conteúdo de uma maneira nova a cada dois ou três minutos”, diz ele. Mullane: Mullane. “Esse estilo de aprendizado” enxuto “mantém os alunos alertas.”

“Eles não são videoaulas, mas são um curso on-line. É uma credencial que conta com créditos de Harvard”, diz Samuel Carvalho, administrador que se matriculou na FGV-SP através do Mestrado em Administração, que incluiu o HBX CORe no currículo obrigatório.

“O esforço é fantástico, mas acho que o investimento vale a pena, porque você não gasta R $ 6.000 em outro curso e obtém o mesmo retorno em informações e redes sólidas”.

Pouco mais de um mês após concluir o HBX CORe, Samuel aceitou uma oferta como professor assistente, usando os princípios e métodos que estudou, e foi convidado por um diretor de marketing (CMO) para participar de um processo de seleção, além de inaugurar a tecnologia consultoria de empresas e reorientando sua tese.

Harvard Online

Experiências positivas do curso HBX

No entanto, vale a pena notar que uma coisa não é necessariamente resultado da outra. “Com base no que aprendi na HBX e no que estou entrando agora, uma das ofertas que desenvolvi foi desenvolvida”, explica Samuel.

Ele usou as experiências do curso como insumo para orientar a consultoria, uma idéia que já havia sido desenvolvida e que foi aberta com dois parceiros.

Em outras palavras, foi a implementação daquilo na prática que inspirou e que, em geral, retém em si o potencial de avançar na profissão – embora ninguém seja prejudicado por um “H” escarlate no currículo.

“Ouvimos dos alunos que o programa muda sua abordagem diária para a tomada de decisões e que isso lhes dá a capacidade e a confiança para ir mais longe em suas vidas profissionais”, resume Mullane.

“Por exemplo, após o CORe, os alunos podem conversar com os executivos seniores sobre preços ou finanças da empresa – e também pensam de maneira mais objetiva sobre seu dinheiro e tempo”.

Esses são os pontos destacados por Cecília Araújo, coordenadora de conteúdo da Fundação Estudar. Ela se inscreveu em 2015 aproveitando a oportunidade oferecida por seu cliente, o parceiro institucional da HBS (uma quantia reduzida para a equipe de liderança).

“Como minha experiência acadêmica é muito científica, decidi testar meus conhecimentos mais gerais por algum tempo e explorar minha capacidade de aprender sobre novos assuntos, como finanças”, diz ela, formada em Comunicação Social e especializada em Jornalismo Literário.

Samuel deixa ainda mais claro: “Quem trabalha e faz o HBX CORe em conjunto precisa saber que você não pode planejar muitas viagens ou excursões durante esse período. Dedique-se a essa imersão. Uso do material

Ao treinar, Beatriz, sua colega na FGV-SP e engenheira, alternava entre dedicar fins de semana e passar uma noite semanal estudando para a HBX CORe.

Ela gostou da experiência como responsável pelo aspecto operacional do Voxy, uma startup de ensino a distância.

“Eles mostram casos reais, de modo que a aplicação da teoria no trabalho é muito fácil. Hoje eu me concentro no estudo da demanda e dos preços, e daí surgiram idéias”, diz ele.

“A primeira coisa que muda é que você tem uma perspectiva mais ampla da empresa como um todo”, diz Cecília, que também observou efeitos positivos nas decisões de custo e orçamento do projeto.

“Para mim, um dos grandes benefícios da HBX foi obter uma compreensão mais profunda de certas áreas que eu não conhecia, além de aprender um pouco sobre a metodologia on-line da HBS. Isso realmente vale a pena para mim”, continua ela.

“É um curso que lhe dará uma idéia do que está por vir para aqueles que não estão no campo da administração, mas trabalham no setor. Por exemplo, você poderá falar sobre os conceitos de negócios, política e análise estratégica, “Diz Samuel.